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Como efetuar a implantação de saldos através do arquivo ECD - Sped Contábil

Módulo Contábil Implantação de Saldos Importação SPED ECD
Última atualização 16/07/2025 15:20
Para efetuar a implantação de saldos através do arquivo ECD - Sped Contábil, siga os procedimentos abaixo:

1. Na tela principal do sistema, acesse o menu Lançamento > Implantação de Saldos > Implantação de Saldos (Importação ECD);

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2. Na tela seguinte, no campo Selecione o arquivo Sped ECD, localize o arquivo e, em seguida, clique em Carregar Arquivo;

Atenção:
Observe no exemplo: a competência selecionada para a implantação de saldos corresponde a 01/2025, logo, o arquivo da ECD corresponde ao período imediatamente anterior, 2024.

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3. Ao lado esquerdo serão carregados os saldos do arquivo ECD, e ao lado direito poderá visualizar a Implantação de Saldos SFContábil;

-> Através do comando Ctrl + clique, poderá selecionar a conta desejada e, clicando em >, transferir o saldo correspondente ou em >> para todas as contas;

-> Na Implantação de Saldos, na opção Clique Duplo para alterar o saldo, poderá informar manualmente o saldo desejado, quando necessário;

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4. Se for necessário cadastrar novas contas, acesse o Plano de Contas, efetue a inclusão e retorne à tela principal, efetuando a implantação de saldos na conta desejada. Em Consulta Mapeamento, se desejar, já poderá efetuar o referenciamento do Plano de Contas da Empresa com o Plano de Contas da Receita.

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5. No exemplo abaixo, o arquivo Sped ECD corresponde ao mesmo Plano de Contas do SFContábil. Pode-se observar que o sistema localizou o saldo correspondente para cada conta.

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6. No exemplo a seguir, o arquivo Sped ECD não corresponde ao Plano de Contas do SFContábil. A opção Considerar o Mapeamento do Plano Referencial para localização da conta será habilitada e, ao ser marcada, desde que o mapeamento do arquivo e o do SFContábil sejam os mesmos, o saldo será transportado para a conta correspondente.

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7. Caso ocorram diferenças entre o Ativo e o Passivo na finalização da Implantação de Saldos, o sistema apresentará uma mensagem de erro, indicando a diferença gerada na conta transitória 2.06.10.03-0001 - Abertura/Encerramento;

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8. Se todos os saldos forem informados corretamente, a Implantação de Saldos será concluída com sucesso;

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9.  Para consultar o saldo implantado, retorne à tela principal do sistema, em Processamento > Consulta de Saldos. Confira a coluna Saldo Anterior.

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